Blog 5 dicas para lavar edredons e cortinas em casa Loja Mueller

Use produtos que não contenham cloro ou amoníaco, pois eles não têm odores fortes, sendo ideais para pessoas alérgicas, além de evitar o amarelamento de cortinas brancas ou transparentes. Higienizar as cortinas da forma correta faz parte do seu processo de limpar a casa. Se você prioriza a praticidade e deseja prevenir as crises alérgicas, escolha cortinas de materiais duráveis e simples de limpar. Esse procedimento, no entanto, não é indicado para todas as composições e tipos de persianas.

Aquatec nos tanquinhos: o único no mercado que te ajuda a economizar água

Com isso em mente, é importante conhecer métodos eficientes quando o assunto é como lavar cortina. Apesar de serem menos comuns, as cortinas blackout feitas de tecido têm a vantagem de poderem ser lavadas na máquina. Ainda assim, é preciso tomar alguns cuidados para evitar danos. Para higienizar cortinas blackout de tecido de maneira segura e eficiente, siga as instruções a seguir. Uma dica importante é deixar a peça em média 40 minutos de molho em água gelada com sabão de coco diluído. Depois disso, basta retirar o excesso de resíduos e levá-la para a máquina.

Como limpar bijuterias: aprenda de uma vez por todas!

Na hora de colocar a cortina na máquina, nada de misturar a peça com o forro ou outros itens de roupa, cama, mesa e banho. Opte pelo ciclo suave de lavagem e priorize o sabão líquido (que dilui mais facilmente e diminui os resíduos no tecido). Se for de tecido simples, como as de algodão, e esta não for muito grande, você pode lavá-las na máquina no ciclo delicado. As demais devem ser limpas em lavanderia, para não estragar o tecido. Após a retirada das argolas, passe um pano por entre os círculos, unindo-os, e dê um nó. Coloque a cortina em um saco especial para lavagem de roupas ou em uma fronha.

Vale ressaltar que para aumentar a vida útil é importante que a cortina tenha um forro, para evitar manchas ocasionadas pela luz do sol ou mesmo de lâmpadas. 7 – A manutenção da limpeza entre as lavagens, pode ser feita com um pano levemente úmido. Para cortinas rolô, você pode utilizar um pano úmido, passando em movimentos do centro para as pontas. Você pode fazer esse tipo de limpeza sempre, sem medo de danificar a cortina. Já para cortinas brancas de renda, lave-as com água morna, um pouco de água oxigenada e sabão neutro.

Se a cortina está há tempos pendurada, com certeza ela acumulou uma quantidade considerável de poeira. Antes de lavar, é legal passar um aspirador de pó com aquele bocal de escova ou usar um paninho de microfibra para tirar o excesso de sujeira. Isso ajuda muito na hora da lavagem, porque evita que a poeira se espalhe na água e acabe deixando a cortina manchada. Basta colocá-la em um balde com água morna com três colheres de sal e sabão neutro para roupas. Deixe de molho por 12 horas e coloque na máquina de lavar normalmente. Livrar a casa dos ácaros e da poeira acumulada exige uma limpeza periódica dos tecidos e objetos que compõem a decoração.

Se a cortina for branca ou em tons claros, você pode adicionar vinagre de álcool ao molho. Deixe agir por cerca de 30 minutos, e esfregue suavemente todas as áreas que ainda apresentarem manchas. Lavar cortinas geralmente não é uma tarefa fácil, especialmente em apartamentos, onde o espaço é muito pequeno. Esse é o caso da Acquazero, empresa multinacional especializada em limpeza ecológica, que oferece vários serviços residenciais de qualidade.

O poliéster tem um processo e técnica mais demorados, na hora de realizar a lavagem. É preciso deixar de molho em água fria por 40 minutos, 3 vezes. Depois de lavar, você pode secar à sombra, na secadora ou na sua própria máquina, caso ela tenha essa função. Para que não haja danos ao tecido, como encolhimento, respeite sempre a temperatura máxima recomendada pelo fabricante. Para cortinas de voal, a preferência é a lavagem à mão com sabão neutro. Por este motivo, é imprescindível a limpeza adequada de tempos em tempos, tanto para a saúde dos que moram no lar quanto para preservar o tecido de sua cortina.

Se sua cortina for de poliéster, apenas deixe de molho por até 40 minutos em água pura, e a troque três vezes nesse processo. Agora, quando for o momento de lavar, atente-se ao tipo de tecido da cortina. Por alguns fios serem mais sensíveis, não é recomendado que sejam lavados em casa, e sim em lavanderias especializadas. No lavagem de estofados entanto, quando os moradores são alérgicos e ou fumantes, é interessante aumentar essa frequência. Lavar de três em três meses ajuda a manter sua cortina ainda mais limpa, tira o odor de fumaça e ajuda a evitar reações ou crises alérgicas. Um acessório indispensável para quem procura conforto e ou elegância para a casa são as cortinas.

Para uma limpeza profunda ou no caso de manchas, uma grande vantagem desse tipo de cortinas é que você pode usar água. As cortinas de linho, algodão puro e seda são mais delicadas. Enxágue as cortinas com água limpa e morna até que o detergente saia por completo. Sendo compostos com materiais delicados, esses tecidos não aguentariam a força e velocidade do eletrodoméstico e, por isso, podem perder sua qualidade.

O valor pode variar de acordo com o tamanho e material da sua cortina. Acompanhe as notícias de imóveis, casa e decoração pelo Twitter @bela_casa. Perguntas respondidas por Rafaela Oliveira, personal organizer responsável pela Organize sem Frescuras ( com), empresa de consultoria em organização. Assegure-se sempre de que os edredons e cobertores ficarão bem secos antes de guardar, isso evita com que mofem ou fiquem com mau cheiro. Atualmente, a maior empresa do mundo especializada nesse tipo de serviço é a Acquazero. Para agendar a limpeza em alguma unidade da rede, ou na sua casa basta entrar no site ou baixar o aplicativo da marca.

Como lavar cortina muito suja?

Cuidados extras durante a lavagem das cortinas

Nesse manual, você vai aprender como lavar cortina com blackout em casa, de maneira prática e gastando pouco. Confira a seguir as técnicas ideais para lavar cada tipo de cortina. Se você está adiando a limpeza das suas cortinas blackout, porque acha que precisa levá-las à lavanderia, saiba que essa não é a única opção. Aprenda como lavar cortina blackout em casa de forma simples, e economize na conta da lavanderia. As cortinas fazem toda a diferença na decoração do ambiente e você sabe como higienizá-las de forma correta, para manter sua qualidade e durabilidade?

Os técnicos da Acquazero saberão como lavar cortina branca encardida e deixá-la como nova. Porém, para uma limpeza completa e profunda, use sabão líquido, mas não deixe molhar muito. Algumas cortinas podem ir na máquina e também podem ser lavadas à mão sem danos. Dobre as cortinas em um quadrado de cerca de um metro ou menos. Mergulhe-as por cerca de 15 minutos e pressione para baixo para lavar.